Ouvi uma pregação domingo à noite que meu deixou intrigada! A pastora começou seu sermão com a seguinte pergunta: Quando falar a verdade pode ser pecado? De imediato levei um susto, afinal, temos uma grande convicção de que temos que falar a verdade, afinal, é isso que os cristãos devem fazer. “Falar a verdade a qualquer custo”, “falar a verdade doa a quem doer”, são expressões muito comuns na nossa boca. Então nunca pensaríamos que falar a verdade em algum momento seria pecado, nunca. Afinal, falar a verdade é sempre algo bom. Mas será mesmo isso? Será mesmo que a verdade precisa sempre ser dita?
Não quero aqui de forma alguma fazer apologia à mentira, muito menos dizer que devemos nos omitir, mais vejamos o texto que foi usado no sermão: Gn 9:22 “Cam, pai de Canaã, viu a nudez do pai e foi contar aos dois irmãos que estavam do lado de fora”. Antes desse acontecimento, o texto nos esclarece que Noé havia se embebedado com um vinho que ele mesmo havia feito, e por isso, estava nu em sua tenda. Após Cam entrar na tenda e sair à contar a seus irmãos o que estava acontecendo a sequencia do texto nos diz que os seus irmãos, Sem e Jafé, ouvindo o que estava acontecendo, foram de costas, e com um capa cobriram a nudez de Noé. E após acordar, seu pai ficou sabendo do que ele havia feito, e no mesmo instante amaldiçoou Cannã, seu neto, filho de Cam, por causa da atitude de seu pai.
Aparentemente Cam não havia feito nada errado, apenas foi contar a seus irmãos o que ele havia visto, mais, se pararmos para analisar mais a fundo, veremos que ao fazer isso, Cam não apenas contou um fato, mais denegriu a imagem do seu pai. Era verdade sim que Noé havia bebido e estava nu em sua tenda, mais essa verdade não precisava ser dita a ninguém, bastava Cam ir e cobrir a nudez do seu pai. Por causa dessa sua atitude impensada, toda a sua geração foi amaldiçoada por Noé.
O problema não foi Cam ter dito uma verdade, o problema está no fato de Cam ter falado algo que não deveria ser publico, nem sempre as “verdades” que conhecemos devem chegar a ouvidos de outras pessoas. Verdades que sirvam para denegrir, para ferir, para desencorajar, não precisam ser ditas. Não podemos simplesmente nos achar detentores da razão a expor nossos irmãos e amigos contando a outras pessoas verdades sobre eles. Isso apenas demonstra que se assim fazemos não amamos nossos irmãos como a nós mesmo, e estamos apenas sendo hipócritas e julgadores.
Sendo assim podemos concluir que uma verdade pode sim se tornar pecado, quando esta tem a clara intenção de machucar, de vingar, de expor a vergonha alheia. O sábio Salomão já havia dito que: Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido. (Pv.17:28).